Emagrecer – 2º Segredo revelado!

Emagrecer – Seja bem vindo ao nosso 2º segredo sobre emagrecer. Em nosso PRIMEIRO segredo falamos sobre motivação para se emagrecer algo que é indispensável não só para se emagrecer, mas também para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida por que sem motivos que nos levem a ação simplesmente não fazemos o que deve ser feito.

Se não leu o 1º segredo para emagrecer clique aqui!

Sem maiores demoras vamos ao nosso SEGUNDO segredo…

Emagrecer - Hábitos Alimentares

Emagrecer – O 2º segredo é… Reeducação alimentar!

A reeducação alimentar é o principal segredo para quem quer emagrecer e manter o peso desejado. De nada adianta dietas milagrosas para emagrecer rápido se não houver a reeducação alimentar. Sem elapouco tempo após se perder peso geralmente ganha-se facilmente o peso anterior, o que chamamos de efeito sanfona.

Emagrecer – O que é reeducação alimentar?

É aprender a se alimentar na quantidade e na qualidade adequada que o corpo necessita para suprir suas necessidades diárias. Como tudo na vida esse aprendizado leva tempo e exige persistência, disciplina e por isso mesmo boa parte das pessoas desistem nas primeiras semanas.

Desistem porque não querem abandonar os velhos hábitos de uma má alimentação que dão um prazer momentâneo, mas levam ao sobrepeso e obesidade, causando doenças.  A maior parte das pessoas quando decidem emagrecer rápido partem para um corte radical dos hábitos alimentares, tentam uma mudança dramática desses hábitos e por isso mesmo apesar de perderem peso ficam muito ansiosas e logo desistem e retomando aos velhos hábitos alimentares retornando ao peso antigo o que gera mais ansiedade e frustração.

Emagrecer – Qual o segredo para uma reeducação alimentar?

O segredo é fazer uma mudança lenta, aos pouco ir substituindo os alimentos ruins ( frituras e doces por exemplo) por alimentos nutritivos (frutas e verduras por exemplo). Dessa forma o corpo se adapta lentamente às mudanças e o resultado é recompensador. Perde-se peso de forma consistente, ou seja, a pessoa não só perde peso como consegue manter o peso desejado ao longo da vida!

Neste blog vamos dar informações de qualidade para que você aprenda a se alimentar corretamente e perder peso como consequência de uma reeducação alimentar sem radicalismos ou fórmulas milagrosas. Desta forma atinge-se a reeducação alimentar como parte de um projeto de vida com saúde e bem estar!

Emagrecer – Principais pontos da reeducação alimentar!

O primeiro ponto é APRENDER A COMER DE 3 EM 3 HORAS. Só assim o organismo vai queimar as calorias necessárias para emagrecer e manter o metabolismo alto. Para entender melhor o que é metabolismo vou usar um exemplo prático: imagine que o metabolismo do nosso corpo é uma fogueira de uma lareira que deve ser alimentada com madeira que seria os alimentos que comemos. O que acontece se passarmos algumas horas sem colocarmos madeira na fogueira? Ela se apaga!

Da mesma forma ficar mais do que 3 horas sem se alimentar abaixa radicalmente o metabolismo do corpo e com isso o corpo não queima a gordura desejada e a pessoa se frustra, não perde peso, não emagrece.

Você sabia que a maior parte dos pacientes que consulto reclamam que não tem tempo para se alimentar de 3 em 3 horas pois trabalham muito e usam isso como desculpa para não aderirem a uma reeducação alimentar? Então saiba que esse é o primeiro obstáculo a ser superado, colocar como um objetivo claro que há tempo sim!

É uma questão de organização, de prioridade definida e ao longo desse programa de reeducação alimentar vou dar sugestões diversas e ensinar que é possível sim se alimentar de 3 em 3 horas mesmo no ritmo frenético que a vida nos impõe. No final deste artigo vou dar um exemplo prático e acessível de cardápio para você começar ainda hoje a emagrecer, é o primeiro passo de uma longa e recompensadora jornada!

O segundo ponto É CRIAR UM HÁBITO INTESTINAL DIÁRIO. É literalmente fazer com que o intestino funcione diariamente, ao menos uma vez ao dia!

Poucas pessoas sabem, mas para emagrecer e evitar o acúmulo de gordura localizada é fundamental que o intestino funcione diariamente. Pessoas que passam mais de um dia sem evacuar ficam com as fezes acumuladas no intestino e isso faz com que o corpo retenha líquido e também diminui o metabolismo o que dificulta e muitas vezes impossibilita o emagrecimento saudável.

O que fazer para conseguir um bom funcionamento intestinal?

Para que o intestino funcione diariamente é fundamental duas coisas: a ingestão de fibras e a ingestão de bastante água ( ao menos 2 litros por dia ). Parece complicado, mas é perfeitamente possível isso com a mudança de alguns hábitos. No caso da ingestão de fibras com a alimentação corrida do dia a dia pode ser complicado consumir a quantidade necessária para um bom funcionamento intestinal que seria o aumento do consumo de cereais integrais, frutas e verduras por exemplo. Daí a importância da utilização de suplementos à base de fibras em cápsulas ou na forma de geléia. Existem no mercado diversas opções à disposição e esse é um diferencial para se perder peso e melhorar inclusive outros aspectos da vida como o humor, pois quem tem constipação intestinal (prisão de ventre) é literalmente: enfezado!

Piadas à parte em breve irei escrever um artigo só sobre a importância da ingestão de fibras e sugestões de cardápios acessíveis ao dia a dia geralmente corrido de cada um de nós.

O terceiro ponto é EVITAR CARBOIDRATOS NO PERÍODO DA NOITE

A não ser que você pretenda ser um atleta que é uma exceção, a ingestão de carboidratos à noite fatalmente gera o ganho de peso, pois o carboidrato é a fonte de combustível do nosso corpo, nós o ingerimos para termos energia e queimá-la ao longo do dia. Os carboidratos mais comuns e conhecidos são as massas e os doces. É claro que haverá um dia na semana que você vai tirar para se premiar e fugir da regra porque ninguém é de ferro e todos merecemos sair um pouco dessa rotina senão acabamos desistindo.

Mas na prática os carboidratos devem ser retirados AOS POUCOS para o organismo se adaptar com as mudanças. Daí vem à pergunta: então O QUE EU POSSO COMER À NOITE? Vários alimentos: Por exemplo, um grelhado (carne, frango ou peixe magro) com uma salada com folhas e legumes bem temperados, uma sopa ou caldo com verduras e carne magra ou um SHAKE substituto de refeição batido com leite ou água e fruta. Pode ainda antes de dormir comer uma fruta ou tomar um iogurte desnatado (200ml) isso só para exemplificar, pois há diversas outras opções e combinações.

PORQUE COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA? Simples de entender; como já foi dito o carboidrato (massas/doce, por exemplo) dão energia ao corpo que deve ser queimada com atividade física e à noite geralmente se come e vai assistir tv, estudar ou deitar para descansar boa parte dessa energia não consumida é transformada em gordura quando se está em repouso e geralmente em gordura localizada no abdome ou seja, a tão indesejada barriga!

Por último vou mostrar um exemplo de cardápio acessível pra você começar a emagrecer com saúde ainda hoje:

6h e 30 ou 7h – Café da Manhã: 2 fatias de pão integral ou de centeio ou de aveia, requeijão light, 1 fatia de queijo branco, 1 fatia de presunto light , uma banana, um copo de suco com adoçante.

9h e 30 ou 10h – Lanche da Manhã: uma barra de cereal ou um iogurte desnatado

12h e 30 ou 13h – Almoço: 2 colheres de sopa de arroz, 2 colheres de sopa de feijão, folhas à vontade, 3 colheres de sopa podendo ser uma de cada a escolher: cenoura, ervilha, milho, beterraba, abóbora, 150 a 200g de um grelhado ou cozido podendo ser carne vermelha magra ou peito de frango ou filé de peixe. Sobremesa: gelatina light . Evitar líquido na refeição, mas se for ingerir dê preferência a sucos sem açúcar e evite refrigerante.

15h e 30 ou 16h – Lanche da Tarde: Café com adoçante e um pacote de biscoito integral

18h e 30 ou 19h – Jantar: Sopa de legumes ou salada com grelhado ou um shake substituto de refeições.

21h e 30 ou 22h-Ceia: uma salada de frutas ou um iogurte desnatado

O cardápio acima exemplificado dá cerca de 1200kcal e permite emagrecer rapidamente com saúde se associado a uma atividade física regular.

Bom… Chegamos ao final deste segredo que não é de fato um segredo, mas sim informações que a maioria das pessoas não tem acesso ou não querem enxergar.

A manha enviarei para seu e-mail nosso TERCEIRO SEGREDO para emagrecer não perca!

Caso tenha alguma dúvida entre em contato comigo (CLIQUE AQUI).

Saúde já!

Dr Patrick Rocha

Deixe uma resposta