Como emagrecer na terceira idade? (VÍDEO)

Você que busca emagrecer e tem seguido nossas dicas tenho certeza que seu desafio tem se tornado uma tarefa mais simples. É claro que sabemos que emagrecer exige disciplina e força para resistir as tentações de comida e de preguiça. Estas dificuldades vão ficando cada vez maiores com o passar do tempo. A medida que envelhecemos, por isto neste artigos vamos abordar o tema “emagrecer na terceira idade”

Na terceira idade manter o peso dentro de uma perspectiva mais saudável vai se tornando cada vez mais difícil. Diversos fatores são determinantes para este cenário como: estilo de vida, alimentação desregrada, perda de motivação, dificuldades físicas e fisiológicas ( artrite, artrose, diabetes, entre outros).

Porém como já diz um velho e conhecido ditado de sabedoria popular: O interessado dá um jeito. E acredito que este ditado esteja realmente correto. Afinal o fato de estar envelhecendo ( algo normal e não necessariamente patológico) não é desculpa para manter um estilo de vida errado. Muitos utilizam a desculpa de que não vão mudar pois tiveram uma vida toda desregrada desde muito jovens e mudar agora não é mais vantagem. Ledo engano, afinal toda mudança traz coisas boas, independentemente da idade e de como foi sua vida até então. É óbvio que alguém que teve uma vida toda comendo alimentos gordurosos, doces, frituras entre outros alimentos maléficos, aliados a uma vida bastante sedentária, provavelmente tenha dificuldades em manter uma rotina saudável a medida que envelhece.

Como emagrecer na terceira idade

A medida em que vamos envelhecendo, nosso corpo vai ficando aos poucos mais debilitado. Nosso metabolismo basal ( as calorias que seu corpo gasta diariamente para se manter em atividade) diminui, ocorre uma perda de massa muscular gradativa, que é substituída por colágeno ou gordura, ocorrem alterações anatômicas na coluna vertebral, além de uma também gradual perda de massa óssea. Porém nada disso é desculpa para nos tornarmos pessoas dependentes, sem motivação e acomodadas. Existem milhões de exemplos mundo afora de pessoas que não perderam o pique com o passar dos anos. E é nestas pessoas que devemos nos inspirar.

Dicas para emagrecer na terceira idade!

Hoje se fala bastante de envelhecimento ativo, ou seja, de ser ativo e saudável a medida em que vamos envelhecendo. Isso é muito importante para a saúde e para a manutenção do peso corporal e das medidas. Como já mencionado acima, a perda de massa muscular é natural depois que passamos dos 30 anos. E se perdemos músculos, algo tem de preencher o espaço vazio. E quem preenche é a indesejada gordura. Para evitar este processo, a prática de musculação é essencial, pois ela irá evitar a perda da massa muscular e ainda por cima auxiliar no desenvolvimento de mais músculos, o que consequentemente irá tornar seu metabolismo basal maior ( mais músculos, mais atividade para abastecê-los). Além disso também deve-se praticar exercícios aeróbicos para que não se perca a função cardiovascular e você queime as indesejáveis gordurinhas.

De uma maneira geral, a importância do exercícios e suas formas de execução não sofrem mudanças drásticas ao longo da vida. O que muda é a intensidade e o volume. Salvo pessoas com debilidades físicas e fisiológicas que devem ter acompanhamento de uma equipe multidisciplinar ( médico, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico) para a execução de exercícios de uma maneira correta e segura.

Já quando falamos em alimentação, temos de tomar certos cuidados com quem já passou dos 60 anos. Afinal como o metabolismo fica mais lento, a probabilidade de ganho de peso nesta idade é bem elevada. Na terceira idade temos de dar ainda mais preferência para a qualidade dos alimentos, além de tomar ainda mais cuidado com a quantidade calórica ingerida.

Fora estes ajustes, uma vida saudável pode sim se perpetuar com o passar dos anos e aposentadoria não é mais sinônimo de inatividade. Se você está envelhecendo, mexa-se, coma direito e colha os bons frutos da maturidade. Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas…

2 Comentários

  1. Neli

    Oi, gostei das dicas. depois que cheguei a terceira idade realmente senti dificuldades pra manter o peso, mas não desanimo sei que vou chegar lá!

    Obrigado por ter criado este site e compartilhar comigo estas dicas tem me ajudado muito!

    1. Emagrecer Mesmo

      Obrigado por seu comentário Neli, estamos trabalhando para levar a melhor informação para as pessoas emagrecerem de verdade. Volte sempre!!!

Comentários encerrados.