Alimentos que aumentam o metabolismo!

Quando se está acima do peso e se busca perder os indesejáveis quilos a mais, tudo o que possa vir a ajudar é de grande valia. Assim sendo no artigo de hoje iremos falar um pouco sobre alimentos que aumentam o metabolismo. Lembre-se que aumentando o metabolismo seu gasto calórico irá consequentemente aumentar junto. E como já foi falado anteriormente, seu gasto calórico tem que ser maior que sua ingestão, e quanto maior esta diferença, mais rápido e eficiente é o processo de perda de peso.

Alguns alimentos, quando ingeridos com regularidade, aumentam o metabolismo de forma natural. Porém antes de falarmos destes alimentos quero deixar bem claro que se você busca emagrecer apenas ingerindo estes alimentos, sinto em lhe informar que você tem grandes chances de não obter êxito em seu objetivo. Os alimentos que irei lhe mostrar apenas AJUDAM a aumentar o metabolismo, mas nenhum deles nem de perto chega no efeito que o exercício físico regular pode fazer.

Alimentos que Aumentam o Metabolismo

Os alimentos que aumentam o metabolismo são os chamados alimentos termogênicos. Eles aumentam o metabolismo, pois aumentam a temperatura interna do organismo. Vamos então a alguns destes alimentos e líquidos:

Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.

Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.

Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.

Salmão: Pesquisas sugerem que o ômega-3, que contêm neste tipo e em outras qualidades de peixe, ajuda a aumentar os músculos e, quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima. Este componente pode também reduzir o acúmulo de gordura e diminuir os níveis de colesterol. O ideal é que sejam consumidas duas porções de salmão por semana.

Iogurte: Alimentos ricos em cálcio têm super poderes de emagrecimento, segundo o site Fox News. De acordo com um estudo, o consumo de pouco deste mineral pode aumentar a capacidade do seu corpo em acumular gorduras. Com 50% mais cálcio por porção do que o leite, o iogurte é uma fonte potente e ajuda a conter probióticos que podem controlar a gordura abdominal. O ideal é consumir pelo menos duas porções diariamente.

Abacate: Para ter um metabolismo mais rápido, você precisa manter o corpo longe de inflamações e as veias limpas e funcionando bem. Por isso, o combo presente nos abacates que conta com gordura boa e monossaturadas, além de antioxidantes, ajuda a manter estas questões em dia. E, o consumo de uma unidade de até 14 gramas ajuda a queimar calorias. A sugestão é consumir de uma a duas porções diárias de comidas com gordura boa.

Feijão: Rico em amido resistente e fibra, o feijão força o corpo a usar energia extra para fazer a digestão. Um estudo feito na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, sugere que consumir alimentos ricos em amido resistente, como outros tipos de grãos e bananas não muito maduras, pode aumentar em mais de 24% seu poder de queimar calorias diariamente. O ideal é consumir uma porção a cada refeição.

Existem outros alimentos e bebidas que também tem o mesmo efeito no organismo, porém os mais comuns são os listados acima. Além destes alimentos alguns truques simples podem também te ajudar a aumentar seu metabolismo:

– Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;

– Comer devagar e mastigar bem os alimentos;

– Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;

– Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.

Se você unir a ingestão regular destes alimentos, com uma alimentação equilibrada calórica e nutricionalmente, e praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana por cerca de no mínimo 30 minutos, sem sombra de dúvidas você conseguirá perder peso. Não acredite em fórmulas mágicas e fáceis, pois perder peso é sinônimo de disciplina e dedicação. Se existem algum “ segredo” para perder peso, pode acreditar sem medo que é este.