8 Hábitos que fazem você engordar!

No ritmo de vida atual, onde a maioria das pessoas passam longas horas no trânsito engarrafado, ou várias horas no computador, correndo para um almoço rápido ou mesmo viajando, sua dieta fica mais propensa a ser sabotada ou seja,  interrompida por maus hábitos, muitas vezes sem perceber. Isto pode levar a um ganho de peso ou dificultar a perda. Aqui estão listados oito hábitos que podem sabotar sua dieta no seu dia a dia:

1) Comer Alimentos Rotulados : Baixo teor de gordura

Os alimentos que são rotulados como de baixo teor de gordura ou sem gordura podem poupar algumas calorias, mas eles fazem isso por substituir a gordura pelo açúcar e outros produtos químicos que são piores do que a gordura. Eles são portanto rapidamente digeríveis e fazem com que você sinta fome mais rápido. Portanto fique atento com esse rótulos que nada mais são do que jogadas de marketing pra aumentar as vendas.

Hábitos que engordam

2)Pular refeições

PENSE COMIGO: Pulando refeições faz você ganhar peso e é uma das piores coisas que você pode fazer pelo seu corpo e sua mente, pois vai diminuir o metabolismo e sentirá muita fome quando for comer, principalmente no final do dia. O American Journal of Epidemiology fiz um estudo que concluiu que pessoas que não tomam um bom café da manhã ou mesmo não se alimentam pela manhã tem 4 vezes mais chances de serem obesas!

Acelere seu metabolismo comendo pequenas porções de alimentos nutritivos ao longo do dia. Por exemplo um café da manhã com um copo de iogurte natural e 1 colher de sopa de granola light e uma banana é um exemplo de refeição rápida e nutritiva. Se for para um lanche da tarde uma barra de cereal com um suco natural sem açúcar é uma boa opção, que não ultrapassam 200 calorias.

3: Comer muito rapidamente

A ansiedade faz com que a maioria das pessoas praticamente engulam o alimento. Muitas vezes se almoça em 10 minutos ou se toma um café da manhã em 5 minutos! Aprender a comer devagar, saboreando o alimento é importantíssimo para uma boa reeducação alimentar.Em um estudo na Universidade de RhodeIsland descobriram que aqueles que comiam lentamente comiam 1/3 menos do que aqueles que comiam rápido ou seja comiam menos!

Seu estômago leva 20 minutos para dizer a seu cérebro que você está cheio. Cada refeição deve demorar pelo menos 20 minutos para terminar. Experimente mastigar a comida cerca de 20 vezes em cada mordida.

4) Assistindo a TV  enquanto come

Quando você está assistindo televisão, você não está totalmente concentrado em qualquer outra coisa que você está fazendo, e isso inclui comer. Pesquisadores da Universidade de Birmingham descobriram que as pessoas que estavam distraídos com a TV enquanto comiam uma refeição comeram mais outros alimentos depois do que aqueles que estavam prestando atenção e detalhe, a maioria não consegue sequer lembrar do que comeu! As estatísticas também mostram que você come de cinco a dez vezes mais enquanto assiste televisão, GUARDE ISTO! Uma dica é deixar para ver tv enquanto faz atividade física (esteira ou ergométrica por exemplo).

5) Grandes mordidas ao comer

Faça isso que funciona: corte os alimentos em pedaços menores usando garfo e faca. Assim você leva mais tempo para comer e isso aumenta sua satisfação para degustar os alimentos em pedaços menores. Pesquisas mostram (American JournalofClinicalNutrition) que pessoas que comem grandes pedaços a cada mordida ingerem 50% a mais de calorias numa refeição do que aqueles que comem em pequenas mordidas e mastigadas a mais!

6) Sair para comer com amigos que tem sobrepeso ou são obesos

Uma pesquisa do New EnglandJournalof Medicine mostrou que se você sai com os amigos ou cônjuge e um deles come mais você está 57% mais propenso a comer mais. Então fica a sugestão: não corte os laços com os amigos que tem excesso de peso mas em vez de sair para comer com eles planeje outras atividades sociais como caminhar ou pedalar. Assim vocês vão se divertir além de queimarem calorias.

7) Comer “entradas” nos restaurantes

As saborosas “entradas” servidas nos restaurantes que vão desde a cesta de pães com patê até saborosos petiscos são muito calóricos. Para se ter uma idéia elas adicionam em cerca de 500 a 700 kcal numa refeição sem se perceber. Pergunte ao seu garçom se ele pode servir uma entrada de vegetais cortados no lugar do pão. Acredite que sua cintura vai agradecer!

8) Falta de orientação sobre nutrição e saúde

Só de estar frequentando esse blog você está no caminho certo! Informação de qualidade sobre alimentação e saúde aliados ao planejamento e ação vão te permitir emagrecer e manter o peso desejado. Pesquisadores do Canadá concluíram numa pesquisa que pessoas que se informam sobre nutrição e saúde tiveram muito mais sucesso a longo prazo para manter o peso do que aquelas que apenas fizeram uma dieta rápida. Siga e compartilhe o conteúdo deste blog pois assim todos estaremos promovendo saúde e bem estar.

Espero ter ajudado neste artigo e muito em breve traremos mais novidades!

Obrigado e Saúde Já!

Saúde já!

Você gostou do artigo? Então nos ajude…

Compartilhe através das suas redes sócias (Facebook, Twiter, Google+ e outras) clicando nos ícones ao lado!

Também não deixe de…

Curtir nossa página de Fans no FaceBook;

Nos seguir no Twitter;

Nos seguir no Google+;

Dr Patrick Rocha

2 Comentários

  1. Dairce Paiva

    Maravilhoso!!!! Artigos sobre nutrição e saúde muito bons…. Recomendo a todos que leem

  2. Rosana Duarte

    Faço dieta com acompanhamento de nutricionista e concordo com as dicas e recomendações deste blog.Tenho sentido efeitos positivos no meu próprio corpo.Atingir objetivos e ter sucesso,depende de nosso próprio esforço e dedicação.Recomendo este blog.

Comentários encerrados.